Realização do Estudo de Avaliação Estratégica Integrada e Planejamento de Intervenções Hídricas para o Desenvolvimento Sustentável para diversas Bacias e na Área de Influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

O estudo será desenvolvido para o Ministério Desenvolvimento Regional abrangendo as Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Araguaia-Tocantins, Munim, Itapecuru, Mearim e para a Área de Influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), tendo por objetivo subsidiar a tomada de decisões acerca de empreendimentos de infraestrutura hídrica.

Os trabalhos envolverão a caracterização da área de abrangência, com avaliação do planejamento e da infraestrutura existentes, a elaboração de cenários prospectivos de desenvolvimento regional e das demandas hídricas associadas a eles, a avaliação dos conflitos pelo uso da água e a realização da avaliação estratégica integrada para a definição das intervenções no território em questão.

Para seleção e priorização dos arranjos alternativos de intervenções, será usada a metodologia da análise socioeconômica de custo-benefício (ACB), com proposições de adequação do quadro institucional de gestão, visando sempre a garantia da sustentabilidade das intervenções selecionadas.

1478 | Realização do Estudo de Avaliação Estratégica Integrada e Planejamento de Intervenções Hídricas para o Desenvolvimento Sustentável para diversas Bacias e na Área de Influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF)