MINERAÇÃO

A ENGECORPS atende à indústria da mineração com a prestação de serviços ligados à infraestrutura, principalmente a barragens de rejeito, elaborando estudos de ruptura, planos de segurança e plano de ações de emergência, concebendo novos projetos ou projetos de alteamento de barragens existentes. Enquadram-se também nesta área os estudos de sistemas de disposição de estéril de mineração.

Complexo Minerador de Brucutu

Companhia Vale do Rio Doce - VALE

Projetos conceitual, básico e executivo do sistema de disposição de rejeitos da mina Brucutu, constituído pelas barragens de contenção norte 1 e 2, barragens de fechamento de selas e cabeceiras de divisores, túnel de passagem do rejeitoduto e demais rejeitodutos de adução e distribuição de rejeitos na bacia e nas barragens, estações de bombeamento e demais estruturas auxiliares. O objetivo é atender à demanda prevista no plano de expansão do Complexo Minerador de Brucutu, da Vale, situado no Município de São Gonçalo do Rio Abaixo, no Estado de Minas Gerais. Os projetos foram seguidos pelo acompanhamento técnico da implantação da Primeira Etapa das Obras (ATO) de expansão.

Itabiruçu – Barragem e Pilha de Estéril

Companhia Vale do Rio Doce - VALE

Projeto executivo para estabilização e reabilitação da Pilha de Estéril (PDE) Itabiruçu, bem como do trecho final do Canal de Drenagem da Pilha Canga que descarrega na PDE Itabiruçu, seguidos da elaboração do projeto executivo para o alteamento da 3ª etapa da Barragem de Rejeitos Itabiruçu. Foram ainda desenvolvidos os projetos executivos de reconstrução de um trecho da estrada de contorno do reservatório e de relocação dos trechos a serem afetados pela ocupação futura dos rejeitos. A área objeto dos projetos está situada no complexo mineiro de Itabira, na Mina Conceição, Distrito Ferrífero de Itabira, Estado de Minas Gerais. As soluções de projeto propiciaram a integração paisagística da PDE, que está implantada em uma das encostas da barragem de rejeitos de Itabiruçu.

Barragens de Forquilha IV e V

Companhia Vale do Rio Doce - VALE

Projetos Conceitual e Executivo das Barragens Forquilha IV e V, situadas na Mina Fábrica, de propriedade da VALE, iniciados por estudos de alternativas realizados de modo exaustivo visando a capacidade de reservação máxima dos rejeitos nas micro-bacias de drenagem, considerando que a disposição de rejeitos a partir de 2007 é de 6 milhões de m³. As duas barragens possuem características bastante similares com comprimento de crista e altura da ordem, respectivamente, de 950 m e 140 m e volume total de reservação de aproximadamente 80 milhões de m³. Os sistemas de drenagem superficial são constituídos por canaletas retangulares junto às bermas dos taludes de jusante e canaletas trapezoidais na junção das saias das barragens com as respectivas ombreiras. Os vertedouros operacionais são do tipo flauta e os de abandono com soleira livre do tipo Creager.

Please reload

© Copyright 2018 Engecorps Engenharia S.A. | Política da Qualidade