METRÔS E FERROVIAS

A área de metrôs e ferrovias envolve todas as disciplinas necessárias à elaboração de projetos de traçado via permanente, equipamentos e sistemas auxiliares, planejamento da construção, estudos de demanda, interferências, desapropriações e projetos completos e de adequações funcionais de estações, tanto de passageiros como de carga, assim como estudos e projetos de obras subterrâneas e de contenção ("cut and cover"). 
A ENGECORPS atende a entidades públicas e privadas, companhias ferroviárias e metroviárias, tanto na implantação de novos projetos como na recuperação e/ou ampliação de capacidade da infraestrutura existente.

Linha 5 do Metrô de São Paulo

Consórcio Construtora Andrade Gutierrez / Camargo Corrêa

Seleção de tecnologia e elaboração de Projeto Executivo da Via Permanente do Lote 3 da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo, com 5.075,5 m de extensão, sendo formado por duas vias singelas em túneis paralelos, resultando, portanto, em 10.151 m de via projetada em túnel. A bitola da via é de 1.435 mm e os trilhos utilizados apresentam o perfil 60-E1, com fixações resilientes. A superestrutura da via permanente utiliza-se do sistema massa-mola, que é um sistema de amortecimento que impede que as vibrações e o ruído secundário induzidos pela passagem dos trens na via cheguem a níveis acima dos admissíveis, preservando desta forma o conforto dos moradores. Foram também projetados 849,71 m de vias de acesso em laje estaqueada elevada.

Estação Pinheiros – Linha 4 do Metrô de São Paulo

Consórcio Via Amarela

Projeto Executivo de Reconstrução da Estação Pinheiros, da Linha 4 do Sistema de Metrô de São Paulo envolvendo duas unidades da estação: túnel do corpo da estação em NATM, com 132 m de comprimento e 19 m de largura; Poço Capri, com 41m de diâmetro e 30 m de profundidade escavada. O projeto abrangeu as investigações e verificações de campo, a análise das interferências subterrâneas, a análise da situação e verificação dos imóveis lindeiros à estação, os estudos de estabilidade dos túneis e taludes, o dimensionamento dos reforços necessários, a definição dos planos de instrumentação e os projetos do sistema de rebaixamento do lençol freático e de drenagem, de tratamentos e reforços assim como os projetos estruturais.

Complexo Cerrejón

CNO Colombia

Elaboração de estudos e projetos de engenharia para as obras de infraestrutura previstas dentro do programa de expansão do Complexo Cerrejón, incluindo desvio do rio Rancheria e projeto civil de infra e superestrutura para a duplicação de 34 km da ferrovia de interligação mina e porto, assim como enlaces e “loops” ferroviários junto a mina e porto. A mina de Cerrejón está localizada no Município de Albania, no departamento de La Guajira, região norte da Colômbia. Constitui uma das maiores explorações de carvão a céu aberto do mundo e a maior do país. Com recursos minerais estimados em 2.193 milhões de toneladas de carvão, o Complexo se estende por 69.000 hectares, divididos em cinco áreas de exploração.

Estações Jardim Belval e Jardim Silveira, Linha 8 da CPTM

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM

Revisão dos Projetos Básicos e elaboração dos Projetos Executivos das Estações Jardim Belval e Jardim Silveira, Linha 8 - Diamante da CPTM, com área total, cada uma delas de 3.463 m², abrangendo estruturas de concreto e metálicas, desapropriações, estudos ambientais, sistema viário, via permanente, rede aérea, instalações elétricas, instalações hidráulicas e sanitárias, eletroeletrônicas, sistemas de telecomunicações, arquitetura, acabamentos, paisagismo, comunicação visual e estudos de inserção urbana e de diagnóstico social.

Please reload

© Copyright 2018 Engecorps Engenharia S.A. | Política da Qualidade